O Jornal O Globo, na sua edição desta terça-feira (13) revelou que uma organização criminosa que conduzia um esquema de descontos ilegais nas pensões de aposentados similar ao do INSS foi desbaratada na ParaÃba em dezembro de 2024, quatro meses antes da operação Sem Desconto da PolÃcia Federal (PF), que revelou a extensão da conspiração a nÃvel nacional e levou à queda da cúpula do instituto e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
A investigação do Ministério Público da ParaÃba em parceria com a PolÃcia Civil do estado segue em curso e já detectou a reprodução do mesmo esquema pelas entidades investigadas em estados como Amazonas, Goiás, Pernambuco e PiauÃ. O envolvimento de outros magistrados paraibanos não está descartado.
Na primeira etapa do trabalho, a operação realizou buscas e apreensões sobre uma quadrilha que contava até com o suporte de um juiz da comarca da pequena cidade de Gurinhém (PB), no Agreste Paraibano.
Glauco Coutinho Marques concedia liminares a favor de 14 associações e entidades fraudulentas que moviam ações coletivas no municÃpio de 14 mil habitantes. Foi ele quem homologou os descontos em aposentadorias de mais de 100 mil pessoas de diferentes estados do paÃs. Em dezembro, após a operação, ele foi afastado das funções por um ano pelo Tribunal de Justiça da ParaÃba